GESTÃO
DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA - DAB
DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO/TFD
CENTRO DE SAÚDE ANÍBAL LUSTOSA SOBRINHO
HOSPITAL MUNICIPAL DR. JOSÉ ALVENTINO LIMA
PLANEJAMENTO E ELABORAÇÃO
Jose Arnaldo Adones Barbosa
APRESENTAÇÃO:
A Carta de Serviços ao Usuário é um documento no qual a Entidade Pública, Secretaria de Saúde, registra informações sobre todos os serviços públicos por ela prestados. Neste instrumento, o cidadão poderá conferir diversas informações, entre elas os serviços do seu interesse, a sua descrição e finalidade, as formas de acesso disponíveis, os requisitos e documentos exigidos, os endereços e horários de atendimento. Todas as formas pelas quais os usuários poderão acessar os serviços que a abrange. Além de aproximar a Administração dos cidadãos, a Carta de Serviços ao Usuário tem como objetivo, proporcionar mais transparência sobre os serviços públicos oferecidos, simplificar a busca por informações e aumentar a eficácia e efetividade dos atendimentos.
Com a apresentação desta Carta de Serviços, a Secretaria Municipal de Saúde, atendendo ao disposto na Lei N° 13.460/2017, estabelece prioritariamente, um compromisso com a cidadania, assumindo a melhoria contínua das práticas de gestão, visando à busca da excelência, com a participação de toda a sociedade.
A finalidade deste instrumento é informar sobre os serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde, aos cidadãos/usuários, as formas de acesso a estes Serviços, com os compromissos de atendimento, para que sejam amplamente conhecidos pela sociedade (Lei nº 13.460/2017, art. 7º, § 1º).
Ao implementar a Carta de Serviços, a Secretaria Municipal de Saúde, espera ajustar a atuação dos serviços públicos prestados aos cidadãos às suas expectativas. Para os usuários dos serviços públicos, um dos benefícios obtidos com esta divulgação será o de conhecer os serviços, informações sobre acesso e seus respectivos requisitos a divulgação deste documento, legitima a sua imagem perante a sociedade e restabelece a confiança dos cidadãos por meio de uma gestão transparente. Ao estabelecer padrões, monitorar e avaliar o resultado dos serviços, a Carta contribui para aumentar a eficácia, eficiência e efetividade das ações da Administração Pública.
O Público Alvo da Carta de Serviços, são os cidadãos/usuários que demandam e utilizam os serviços de assistência à saúde do município de Santa Maria da Boa Vista- PE.
IDENTIFICAÇÃO DO ÓRGÃO, DEPARTAMENTOS E SERVIÇOS
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BELÉM DO SÃO FRANCISCO
Endereço: |
Avenida Coronel Caribé, 833, Centro. Belém do São Francisco – PE. CEP: 56.440-000 E-mail: |
Horário de funcionamento ao Público: |
08:00 as 14:00 h |
Secretária de Saúde em exercício |
Núria Maria Amando Granja Caribé |
Órgãos, Departamentos e Serviços que funcionam na Sede |
Recepção, Gabinete da Secretária, Conselho Municipal de Saúde, Departamentos de Regulação/TFD, Departamento de Atenção Básica, Departamento de Vigilância em Saúde. |
Finalidade |
Serviço que permite entrar em contato direto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Podendo solicitar informações sobre direcionamento de demandas (para o setor encaminhar/entregar, solicitação de agenda do secretário). O gestor da pasta é responsável pelo planejamento, organização, elaboração, execução e avaliação das ações e políticas inerentes à saúde, de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde, no âmbito do município. |
Descrição das atividades / Formas e etapas para realização do Serviço |
I- Atendimento presencial, por telefone ou por e-mail; II- Atendimento à outras Secretarias da Prefeitura Municipal, Entidades, Organizações, Empresas Públicas e Privadas; III- Confecção de documentos de resposta/ofícios. |
- CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE
Finalidade |
Órgão deliberativo na formulação e execução da Política Municipal de Saúde. Inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, nas estratégias e na promoção e controle social. |
Descrição das atividades |
I – A lei 08/1991 confere a este órgão deliberativo atribuições inerentes a formulação de estratégias e o controle da execução das políticas de saúde. |
Lei de nomeação do CMS |
Lei Nº 98/2021 |
Presidente em exercício |
Taciana Maria Pereira |
Demais Representantes |
Ana Patrícia Lima Pacheco Abreu (Titular), Nazarete Freire dos Santos Nogueira (Suplente) / Ronise Soares Lima (Titular), Lidiane Ferreira de Araújo (Suplente) / Heloisa Helena Marques Pereira (Titular), Thalia Roberta Marques Brito (Suplente) / Zenilda de Souza Rodrigues (Titular), Gilson Alves de Oliveira (Suplente) / Taciana Maria Pereira |
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(Titular) / Leidjane Vieira Soares (Suplente) / Tâmara Mayara Pires Rodrigues (Titular) / Raquel Alves Freire (Suplente) |
Reuniões Plenárias |
Calendário estabelecido para todas as terceiras quintas do mês. |
Horário |
15:00 h |
PLANEJAMENTO EM SAÚDE
Finalidade |
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Descrição das atividades |
I - Assessorar tecnicamente o gabinete do Secretário da Saúde, os outros Departamentos, Divisões, Coordenadorias e Programas de Saúde; II - Gerenciar as atividades de Planejamento em Saúde junto as demais coordenadorias; III – Conduzir a elaboração dos instrumentos relativos à gestão do Sistema Único de Saúde (SUS): Plano Municipal de Saúde, Programação Anual de Saúde, Relatório de Gestão, Indicadores de Saúde, dentre outros IV – Assessorar, junto as equipes da Secretaria Municipal da Saúde, a elaboração dos seguintes instrumentos de gestão municipal: Plano Plurianual (PPA), Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA); V – Assessorar projetos para implementação de políticas de saúde e ou atendimento às Portarias Ministeriais e Estaduais VI – Supervisionar a elaboração de pareceres técnicos sobre temas relativos à gestão do SUS; VII – Conduzir a elaboração de instrumentos de parceria que serão celebrados com a Secretaria da Saúde; IX – Coordenar outras atividades afins no âmbito de sua competência. |
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Equipe Técnica |
Leillane Natali Alencar de Menezes |
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E-mail institucional |
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- RECEPÇÃO
Finalidade |
Atendimento realizado de forma presencial no que se refere a demandas da Secretaria e Departamentos que nela funcionam (Acolhimento). O Serviço funciona como porta de entrada do usuário do SUS para agendamento dos serviços de Alta e média complexidade, além de outras demandas cuja resolutividade não ocorra na Atenção Primária a Saúde. |
Descrição das atividades / Formas e etapas para realização do Serviço |
I – Recepção/Acolhimento dos usuários, prestando informações sobre o órgão e direcionamento aos Departamentos e Serviços, conforme suas demandas; II – Confecção do Cartão SUS – Cadastramento dos usuários do SUS, com vistas a organizar a Rede de Atenção à Saúde, facilitado o acesso de todos os usuários, às ações e serviços que venham a necessitar ao longo das suas vidas. |
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III – No que concerne a demandas do Departamento de Regulação, o paciente/responsável de posse do Laudo Médico para Solicitação de Tratamento fora do Domicílio, entrega na recepção o laudo junto aos documentos pessoais exigidos; III – De posse dos documentos, serão confeccionados e entregues cartões de protocolo, comprobatórios da demanda do usuário, com registro dos documentos/encaminhamentos que nela foram deixados para agendamento de consulta/procedimento. IV – Ao retornar do atendimento, o paciente apresenta junto a Recepção, declarações de comparecimento do paciente a consultas, procedimentos e cirurgias, que serão direcionados ao Departamento de Regulação. |
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Documentos Necessários |
Carteira de Vacina (para acesso ao Serviço) P/ Demandas da Regulação: Documento oficial com foto (Somente adultos) CPF (Cadastro e Pessoa Física) Cartão Nacional do SUS – CNS Certidão de nascimento (Somente crianças) Certidão de nascimento, casamento, separação ou divórcio. Encaminhamento / APAC (Autorização de Procedimentos Ambulatoriais) Exames complementares (Quando necessário) Comprovante de residência atual (original e xerox) Documentos do acompanhante (Quando necessário) Telefone para contato |
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Previsão de prazo para realização do serviço |
Imediato |
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Servidores responsáveis |
Maria Nazaré do Carmo Ribeiro, Mariza de Araújo Souza, Zenida de Souza Rodrigues. |
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- DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E CONTROLE /
TRATAMENTO FORA DO DOMICÍLIO - TFD
Finalidade Porta de entrada do usuário do SUS para agendamento em serviços de Alta e média complexidade e outras demandas, cuja resolutividade não ocorre na Rede Assistencial de Saúde do Município.
Descrição das atividades/ Serviços oferecidos
- – Agendamento de Consultas, exames de média e alta complexidade, procedimentos/cirurgias eletivas, conforme estabelecimentos pactuados junto ao Estado (VII GERES), via Sistema;
- – Apoio a portadores de deficiências especiais;
- - Disposição de Hospedagem em casa de apoio com direito a estadia e alimentação;
- – Disposição de transporte - ônibus (x lugares) destinado ao deslocamento de pacientes a cidade de Recife;
- – Disposição de transporte - Van com 14 lugares – destinado a pacientes que fazem hemodiálise em Salgueiro;
- – Disposição de Transporte - veículos de passeio – para deslocamento de pacientes em tratamento com hemodiálise, outras doenças crônicas e infectocontagiosas para os Serviços de referência: Salgueiro, Petrolina, Araripina, Arcoverde, Recife, entre outros;
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VII – Disposição de profissionais para acolhimento dos pacientes e realização de outros agendamentos necessários a continuidade do tratamento, na cidade do Recife-PE. |
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Formas e etapas para realização do Serviço |
I – De posse de todos os documentos encaminhados pela Recepção, o setor de Regulação/TFD confere, organiza o processo, lança no Sistema de Regulação (estando as cotas disponíveis no final do mês) e arquivamento para comprovação; II. O Departamento monitora o agendamento da consulta. Após agendada, comunica ao paciente/responsável, através do telefone e verifica a possibilidade de transporte da Secretaria Municipal de Saúde – SMS; III – O Departamento entrega ao paciente/responsável agendamento da consulta, cópia do processo p/ levar na consulta médica e presta informações sobre data, horário e local da mesma; IV - Na necessidade de transporte para retorno das consultas, o paciente/responsável deve entregar o próximo agendamento no TFD, sempre que retornar das mesmas. |
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Documentos Necessários |
Todos os documentos entregues previamente na recepção (Protocolo); Declaração de comparecimento a consultas, exames e/ou procedimentos. |
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Previsão de prazo para realização do serviço |
Conforme disponibilidade de vagas (Regulação do Estado). |
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Dias de Deslocamento |
Recife – Segunda a sexta-feira Salgueiro – Segundas, quartas e sextas e/ou conforme necessidade. |
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Prestação de Serviço |
Presencial Telefones para contato |
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Servidores responsáveis |
Neybson Aniel Pires Rodrigues – Coordenador de Apoio ao TFD Ana Patrícia Lima Pacheco – Serviço Social Nazarete Freire dos Santos Nogueira e Marcia Maria Pereira Cabral – Regulação de exames, consultas e Procedimentos Francisca Amália – Administrativo (marcação Recife) Francisco Brito – Administrativo (marcação Recife) |
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- DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA
Finalidade |
A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção à Saúde. E, se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde da coletividade. |
Descrição das atividades realizadas na Coordenação, nas UBS’s, CAF e nos Espaços de Promoção de Saúde. |
Departamento – Coordenação e Planejamento de ações e serviços inerentes às Políticas de Atenção Básica em toda sua complexidade (Atenção Primária, Saúde Bucal, Área Técnica de Alimentação e Nutrição, Saúde Mental e Assistência Farmacêutica). |
Serviço de digitação – Confecção do Cartão SUS, Cadastramento dos Usuários do SUS no E-SUS, Inserção da produção das UBS; Monitoramento do Estado Nutricional e das condicionalidades do Programa Auxílio Brasil junto no E-Gestor; Registro/monitoramento de todas os sistemas da Atenção Primária a Saúde;
Unidades Básicas de Saúde
I - Planejamento Familiar; II - Puericultura;
III – Vacinação e administração de Vitamina A; VI - Monitoramento do Estado Nutricional,
- – Atendimento Pré-natal,
- – Exame citopatológico uterino VII – Inserção do DIU
- - Monitoramento de síndromes gripais, realização de testes de Covid-19, testes rápido de HIV, Sífilis e Hepatites B e C;
- - Consultas médicas, de enfermagem e odontológicas vacinação de acordo com o calendário vacinal;
- – Visita domiciliar;
- – Dispensa de Medicamentos e insumos através da Farmácia Básica;
XI - Educação em Saúde.
Central de Abastecimento Farmacêutico - CAF
Setor responsável pela aquisição, armazenamento, distribuição e controle de medicamentos do componente básico e especial junto as UBS’s. Composto por áreas: Área administrativa: Destinada às atividades operacionais, que deve estar localizada, preferencialmente, na entrada, para melhor acompanhamento das ações e o fluxo de pessoas e produtos. Área de recepção: Destinada ao recebimento e à conferência de produtos. Obrigatoriamente, deve ficar situada junto à porta principal e conter normas e procedimentos escritos e afixados na parede. Área de estocagem ou guarda: Dependendo dos tipos de produtos a serem armazenados e das condições de conservação exigidas, deve-se dispor de áreas específicas para estocagem de produtos de controle especial, tais como: área para termolábeis, psicofármacos, imunobiológicos, inflamáveis (os de grande volume devem ser armazenados em ambiente separado), material médico-hospitalar, produtos químicos e outros existentes. As áreas de estocagem devem estar bem sinalizadas, de forma que permitam fácil visualização das mesmas. A circulação, nesta área, deve ser restrita aos funcionários. Área de expedição: Destinada à conferência, organização, preparação e liberação dos produtos a serem distribuídos. Pode estar ou não no mesmo espaço físico da recepção, porém distintamente separadas, dependendo da dimensão da área física. Área de produtos rejeitados/interditados: Área destinada à guarda de materiais imprestáveis à distribuição, enquanto aguardam destinação específica.
Políticas de Saúde Bucal
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Procedimentos Odontológicos: Ações Educativas: instrução de higiene oral e evidenciação de placa bacteriana, escovação dental supervisionada, aplicação tópica de flúor, visita domiciliar, atendimento clínico ambulatorial na Unidade de Saúde, raspagem de cálculo, restauração de dentes anteriores e posteriores decíduos e permanentes, em amálgama, resina composta fotopolimerizável e cimento de ionômero de vidro, exodontias/extrações de dentes permanentes e decíduos, atendimento de urgência, exame clínico para identificação de lesões suspeitas de malignidade, encaminhamento para alta complexidade quando necessário.
Políticas de Alimentação e Nutrição: Ações e serviços em Políticas de Alimentação e Nutrição: Monitoramento do Estado Nutricional da População através do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN; Monitoramento dos beneficiários do Programa Bolsa Família na Saúde; Ações educativas; Suplementação de Vitaminas e Minerais (Vit. A e Ferro);
Promoção da Saúde – Promoção de práticas corporais e atividade física nos espaços públicos dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados (Academia da Saúde) e Monitoramento de ações através do Núcleo de Promoção da Saúde;
Saúde Mental - Finalidade: Atividade conjunta da Psicóloga com a assistente social. Trabalho interdisciplinar Descrição das atividades: Planejamento e avaliações de ações, visitas domiciliares, projetos acolhedores, planos de ação, identificação de situação de risco, acolhimento, encaminhamentos, abordagem interdisciplinar, grupos psicoeducativos, atendimento psicológico. Documentos necessários: Cartão SUS, encaminhamento. Prazo para realização do serviço: Não definido. Profissionais responsáveis: Maria Paula Alves Nogueira do Nascimento (Psicóloga) e Ana Patrícia Lima Pacheco (Assistente Social). |
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Pré-requisitos e documentos necessários |
Apresentar o CNS; Cartão da família (ter cadastro domiciliar e individual); Certidão de Nascimento, Caderneta da Criança, Caderneta da Gestante, Cartão de Vacinação (para acompanhamento conforme ciclos de vida). |
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Previsão de prazo para realização do serviço |
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Lista de UBS e Polos Academia das Cidades - Endereços |
ESF Alto do Bom Jesus - Rua Projetada, S/N Bairro: Alto do Bom Jesus. ESF Beira Rio – Avenida Coronel Caribé, S/N, Centro. ESF Belo Horizonte – Rua Vereador Eurípedes Gomes de Carvalho, S/N. Bairro: Belo Horizonte. ESF Dr. Álvaro Dantas – Estrada Vicinal, Km 28, Ibó. ESF Ibó – Avenida Honório Bernardes, S/N, Vila Ibó. ESF Inocoop, Quadra G 01, Bairro: Inocoop |
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ESF Novo Horizonte – Rua Procurador da República Dr. Carlos Elísio Caribé, N 388, Bairro: Novo Horizonte. ESF Riacho Pequeno – Avenida Tenente Domingos Nogueira S/N. Vila Riacho pequeno. ESF Aníbal Lustosa Sobrinho – Rua Padre Noberto, 843, Centro. ESF Indígena Tuxi Polo Academia das Cidades Antônio Teodósio Polo Academia das Cidades Joana Tereza |
É necessário agendamento prévio? |
As unidades básicas de saúde trabalham com atendimentos agendados e demanda espontânea, atendimentos de urgência são realizados no mesmo dia. Projeto Academia da Saúde – Inscrição prévia pelas UBS. |
Prazo para atendimento: |
Agendamento realizado no dia anterior. Demanda espontânea atendida no mesmo dia. |
Etapas de atendimento |
I – Usuário Procura a Unidade; II – Registro do Atendimento na Recepção; III – Realização da Triagem; IV – Consulta Médica, de Enfermagem ou Odontológica. V - Atendimento do Técnico de Enfermagem para realização de procedimentos indicados na sala de curativos/medicação; VI – Entrega de medicação na Farmácia; VII – Encerramento do atendimento com agendamento prévio para retorno ou Alta do Episódio; VIII – Encaminhamento para outros serviços da rede, quando necessário. |
Horário de Atendimento: |
Coordenação – 08 as 12h e das 14 as 16h UBS - 08:00 as 12:00 e 13:00 as 17:00 de segunda a sexta. Projeto Academia da Saúde – 05:30 as 06:30 h e das 17:00 as 18:00 h |
Responsáveis Técnicos |
Coordenação Geral: Lariane da Silva Cruz Área Técnica de Saúde Bucal Adão Érick Batista de Sá Área Técnica de Alimentação e Nutrição Tânia Regina Barbosa Pereira Área de Saúde Mental Maria Paula Nogueira Assistência Farmacêutica Luciano Tavares |
- DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Descrição das atividades realizadas |
Coordenar, planejar e executar ações e serviços relativos às atividades de prevenção e controle de doenças e outros agravos relacionados à saúde. |
Pré-requisitos e documentos necessários |
Cada setor possui os pré-requisitos necessários (descrição abaixo). |
Previsão de prazo para realização do serviço |
Cada setor possui a previsão de prazo para o serviço prestado. |
Endereço para atendimento |
Sede da Secretaria Municipal de Saúde E-mail: |
E necessário agendamento prévio? |
Não |
Prazo de Atendimento: |
Ordem de chegada |
Etapas de atendimento |
De acordo com o serviço prestado (descrição abaixo). |
Responsáveis Técnicos |
Coordenação de Vigilância em Saúde: Raquel Freire Alves Coordenação de Vigilância Epidemiológica: Laísa Alexandra Gonçalves Coelho Coordenação do PNI: Ana Letícia Torres dos Santos |
- VIGILÂNCIA EPIDEMIOLOGICA
Finalidade Fornecer orientação técnica permanente para os profissionais de saúde, que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos, tornando disponíveis, para esse fim, informações atualizadas sobre a ocorrência dessas doenças e agravos, bem como dos fatores que a condicionam, numa área geográfica ou população definida.
Descrição das atividades realizadas
Coordenar a resposta às doenças e agravos transmissíveis de notificação compulsória, além dos riscos existentes ou potenciais, com ênfase no planejamento, monitoramento, avaliação, produção e divulgação de conhecimento/informação para a prevenção e controle das condições de saúde da população, no âmbito da saúde coletiva, baseados nos princípios e diretrizes do SUS;
Operacionalização do Programa Nacional de Imunização (PNI) no município; contribuindo para o controle, eliminação e/ou erradicação de doenças imunopreveníveis, utilizando estratégias básicas de vacinação de rotina e de campanhas anuais, desenvolvidas de forma hierarquizada e descentralizada;
Instituir, desenvolver, implementar, capacitar, coordenar e avaliar ações de vigilância epidemiológica e assistenciais, relativas às infecções sexualmente transmissíveis (IST), HIV/Aids e Hepatites Virais;
Encaminhamentos e orientações aos órgãos e servidores competentes a respeito de Investigações de óbitos (fetal, infantil, materno e mulher em idade fértil).
Prazo para atendimento |
Ordem de chegada ou agendamento (conforme fluxo de atendimento de cada serviço de saúde). |
Endereço para atendimento do serviço |
Secretaria Municipal de Saúde: Endereço: Avenida Coronel, nº 833, Centro; E-mail: Contato Celular (WhatsApp): (87) 98817-3158; Todos os serviços de Saúde do município: ESF Alto do Bom Jesus - Rua Projetada, S/N Bairro: Alto do Bom Jesus; ESF Beira Rio – Avenida Coronel Caribé, S/N, Centro; ESF Belo Horizonte – Rua Vereador Eurípedes Gomes de Carvalho, S/N. Bairro: Belo Horizonte. ESF Ibó – Avenida Honório Bernardes, S/N, Vila Ibó; ESF Inocoop, Quadra G 01, Bairro: Inocoop; ESF Novo Horizonte – Rua Procurador da República Dr. Carlos Elísio Caribé, N 388, Bairro: Novo Horizonte; ESF Riacho Pequeno – Avenida Tenente Domingos Nogueira S/N. Vila Riacho pequeno; ESF Aníbal Lustosa Sobrinho – Rua Padre Noberto, 843, Centro; Unidade Indígena Tuxi - Povoado Caxaui De Baixo, SN, Zona Rural; Hospital Dr. José Alventino Lima – Rua do Artifices, 277, Centro. |
Documentos Necessarios |
Cartão Nacional de Saúde (CNS); RG ou Certidão de Nascimento. |
Horario de Atendimento |
Secretaria Municipal de Saúde: 08h as 13h; Unidades Básicas de Saúde: atendimentos agendados e demanda espontânea (08 h às 12 h / 13h às 17h); Hospital Municipal: urgência e emergência (demanda espontânea 24h). |
Responsáveis Tecnicos |
Coordenação de Vigilância Epidemiológica: Laísa Alexandra Gonçalves Coelho |
- VIGILÂNCIA SANITARIA
Finalidade |
Conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, na produção e circulação de bens e na prestação de serviços de interesse da saúde. Abrange o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços que, direta ou indiretamente, se relacionam com a saúde. |
Descrição das atividades realizadas |
Inspeção sanitária; Liberação de Alvará Sanitário (Licença); Notificação de irregularidade; Atendimento a denúncias; Reclamações pertinentes a Vigilância Sanitária. |
Documentos Necessarios |
SOLICITAÇÃO ALVARÁ SANITÁRIO (LICENÇA) Documentos necessários: |
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É necessário apresentar Alvará Municipal de localização e funcionamento; O Alvará Sanitário é liberado após inspeção e avaliação do local em que o mesmo é solicitado, quando em conformidade com o Código Sanitário Estadual. OBS: As notificações de irregularidade são enviadas para o proprietário do estabelecimento que não esteja em conformidade com as normas sanitárias. EM CASOS DE DENÚNCIAS É realizada uma inspeção para ver se realmente a denúncia procede e se realmente é de competência da VISA. |
Previsao de Prazo para realização do Serviço |
Denúncias: atendidas imediatamente dependendo da ocorrência; Liberação de Licença Sanitária: atendidas conforme a demanda; Denúncias domiciliares: é feito o atendimento para averiguações. |
Prazo para atendimento |
Ordem de chegada |
Horario de Atendimento |
Secretaria Municipal de Saúde: 08h as 13h; |
Responsáveis Tecnicos |
Coordenação Raquel Freire Agentes Sanitários Vicente Nogueira Barros Neto Geovani Soares da Silva |
Formas de prestação de serviço |
A prestação do serviço é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde. Endereço: Avenida Coronel, nº 833, Centro; E-mail: Contato Celular (WhatsApp): (87) 98817-3158. |
- VIGILÂNCIA AMBIENTAL
Finalidade Visa o conhecimento e à detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do ambiente que interferiram na saúde humana; recomendar e adotar medidas de prevenção e controle dos fatores de risco, relacionados às doenças e outros agravos à saúde, vigilância da qualidade da água para consumo humano, ar e solo; desastres de origem natural, substâncias químicas, acidentes com produtos perigosos, fatores físicos, e ambiente de trabalho.
Descrição das atividades realizadas
Avaliação da qualidade da água para consumo humano - VIGIAGUA;
Ações de Controle da Leishmaniose Visceral Canina; Avaliação da qualidade da água para consumo humano - VIGIAGUA;
Ações de Controle da Leishmaniose Visceral Canina; Controle da Doença de Chagas, através do Programa Nacional de Combate à Doença de Chagas – PCDCH
(ações de controle – pesquisa e borrifação, monitoramento
dos postos de informações de triatomíneos – PITs, mensalmente);
Atendimento a denúncias e reclamações pertinentes a Vigilância Ambiental; Controle da Dengue, através do Programa Nacional de Combate à Dengue – PNCD, que são oferecidos em 6 (seis) ciclos anuais através das seguintes atividades: Visitas domiciliares dos ACE (Agentes de Combate as Endemias); Pontos Estratégicos (PEs), que são os imóveis, normalmente não residenciais, registrados pelo município como sendo mais propício a procriação do mosquito Aedes aegypti; Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti – LIRAa, atividade que permite a identificação de áreas com maior proporção de incidência de focos do mosquito Aedes aegypti, além dos criadouros predominantes, indicando o risco de transmissão de dengue, Chikungunya de Zika vírus; Atividade de Tratamento (T), realizada na sede e distritos do município, com o objetivo de tratar com Larvicida, os possíveis criadouros do mosquito; Levantamento de Índice + Tratamento (LI + T), realizado na zona urbana e distritos do município, com o objetivo de tratar com Larvicida, os possíveis criadouros do mosquito, além de realizar o levantamento do nível de infestação do mosquito, através da captura das larvas; Bloqueios - Serviço de Pulverização (Bomba Costal – UBV Leve e Pesado); Pendências – revisita dos imóveis inicialmente fechados. |
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Responsáveis Tecnicos |
Vicente Nogueira Barros Neto Geovani Soares da Silva |
Formas de prestação de serviço |
A prestação do serviço é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde. Endereço: Avenida Coronel, nº 833, Centro; E-mail: Contato Celular (WhatsApp): (87) 98817-3158. |
- Vigilância em Saúde do Trabalhador
Finalidade |
Visa à promoção da saúde e à redução da morbimortalidade da população trabalhadora, por meio da integração de ações que intervenham nos agravos e seus determinantes decorrentes dos modelos de desenvolvimento e processos produtivos. |
Descrição das atividades realizadas |
- Identificar e analisar a situação de saúde dos trabalhadores da área de abrangência; - Analisar dados, informações, registros e prontuários de trabalhadores nos serviços de saúde, respeitando os códigos de ética dos profissionais de saúde; - Planejar, executar e avaliar sobre situações de risco à saúde dos trabalhadores e os ambientes e processos de trabalho; - Realizar ações programadas de Vigilância em Saúde do Trabalhador a partir de análises dos critérios de priorização definidos; |
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- Verificar a ocorrência de anormalidades, irregularidades e a procedência de denúncias de inadequação dos ambientes e processos de trabalho, apurar responsabilidades e recomendar medidas necessárias para promoção da saúde dos trabalhadores; - Efetuar inspeções sanitárias nos ambientes de trabalho, identificar e analisar os riscos existentes, bem como propor as medidas de prevenção necessárias; - Realizar atividades de educação continuada para formação de profissionais da saúde e áreas afins, bem como trabalhadores no que diz respeito à Vigilância em Saúde do Trabalhador. |
Pré-requisitos e documentos necessários |
Documento de identificação válido e cartão SUS. |
Horário de Atendimento |
Secretaria Municipal de Saúde: 08h as 13h; Unidades Básicas de Saúde: atendimentos agendados e demanda espontânea (08 h às 12 h / 13h às 17h); Hospital Municipal: urgência e emergência (demanda espontânea 24h). |
Formas de Prestação de Serviço |
A prestação do serviço é realizada pela Rede de Atenção à saúde do município. |
Responsáveis Técnicos |
Coordenação de Vigilância em Saúde Raquel Freire Alves |
- PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO - PNI
Finalidade |
Coordenar, garantir a continuidade e ampliar a abrangência das ações de imunização. |
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Descrição das atividades realizadas |
O Departamento de Vigilância em Saúde, por meio da Coordenação do PNI é a área técnica de imunização do município, juntamente com a Coordenação de Atenção Primária à Saúde, que é responsável pelas ações de imunização nas Unidades Básicas de Saúde. Além disso, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica realiza um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. |
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Pre-requisitos e documentos necessários |
Documento de identificação válido, cartão SUS e o cartão de vacina. Obs.: a ausência da Caderneta de Vacinação não é um impeditivo para vacinar. Ressalta-se que o cartão de vacinação é o documento que comprova a situação vacinal do indivíduo, devendo ser guardado junto aos demais documentos pessoais. |
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Previsao de prazo para realização do serviço |
Imediato |
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Prazo para atendimento |
Ordem de chegada |
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Horário de Atendimento |
Todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Segunda a Sexta-feira: 08h às 12h / 13h às 17h. |
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Responsáveis Técnicos |
Coordenação Ana Letícia Torres dos Santos |
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Formas de prestação de serviço |
A prestação do serviço é realizada pelas Unidades Básicas de Saúde do município (Sede e Distritos). |
- HOSPITAL MUNICIPAL JOSÉ AVENTINO LIMA (HMDJAL)
Endereço: |
Rua dos Artifices, S/N. Centro. Belém do São Francisco – PE. CEP: 56.440-000 E-mail: |
Horário de funcionamento ao Público: |
Urgência/Emergência - Atendimento 24 horas (todos os dias). |
Diretor Administrativo em exercício |
Phellip Herbetts Pires de Menezes |
Órgãos, Departamentos e Serviços existentes |
Recepção, Classificação de Risco, Setor Pessoal, Urgência e Emergência, Clinicas (Ala Geral e Ala Respiratória), Centro Material de Esterelização, Serviço de Radiologia, Serviço de Enfermagem, Serviço de Nutrição e Dietética, Serviço Social, Laboratório de Análises Clinicas, Assistência Farmacêutica, Serviço de Hotelaria. |
Finalidade |
O HMDJAL tem como finalidade, prestar assistência de baixa e média complexidade, por meio de atendimento humanizado e interdisciplinar. |
Finalidade |
Gerenciar, organizar e controlar todas as atividades inerentes ao Serviço Hospitalar, visando à eficiência da assistência. |
Descrição das atividades |
Planejar, organizar, coordenar e dirigir as atividades do hospital, a fim de que o mesmo atinja a sua finalidade, ministrando um atendimento eficiente a todos os cidadãos. Controlar as atividades desenvolvidas por todos os Serviços disponíveis na Unidade Hospitalar; Estabelecer rotinas para o bom funcionamento do hospital e eficiência operacional, administrativa e financeira; Supervisionar o desempenho das questões burocráticas e administrativas da instituição; Controlar quadro de servidores lotados na unidade hospitalar, Elaborar relatórios técnicos e emitir pareceres em assuntos de natureza administrativa; Avaliar e acompanhar desempenhos funcionais. |
Finalidade |
Área responsável pela gestão de funcionários e de procedimentos nele realizados. |
Descrição das atividades |
Administrar as horas trabalhadas pelos Servidores, através do registro e elaboração de escalas de Serviços; Integração do registro de trabalho para elaboração da folha de pagamento; |
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Consolidação da Produção mensal de procedimentos hospitalares realizados em todos os Serviços nele existentes. |
Responsável |
César Gonçalves |
2.3. RECEPÇAO
Finalidade |
O acolhimento aos usuários do SUS se inicia na recepção, na qual são fornecidas informações necessárias de modo a garantir a agilidade e a efetividade na atenção ao usuário que busca seus serviços. |
Formas de Comunicação com o usuário |
Comunicação verbal durante o acolhimento e internamento, realizada por toda a equipe multidisciplinar e Direção. Em discussão, implantação de Caixa de Sugestões/Reclamações. |
Descrição das atividades / Formas e etapas para realização do Serviço |
I – Recepção/Acolhimento dos usuários, com prestação de informações sobre os serviços existentes e direcionamento aos mesmos, conforme suas demandas; II – Confecção de Ficha de Atendimento, com coleta de dados pessoais (documentos comprobatórios) e direcionamento para Classificação de Risco; III – Agendamento de Consultas Odontológicas de Urgência e Emergência e rotina (áreas descobertas da Atenção Básica); IV – Agendamento e Entrega de exames laboratoriais; V – Agendamento para outras demandas (Seguro DPVAT e Previdências). |
Documentos Necessários |
Cartão SUS, CPF, RG, CNH ou Carteira de Trabalho. Na ausência de documento com foto (criança), apresentar a certidão de nascimento. Para abertura de Prontuário: Encaminhamento do médico solicitando abertura de prontuário. |
Previsão de prazo para atendimento |
O atendimento preferencial ocorre conforme normativas vigentes (Lei 10.048/00, Lei Federal 13.466/17 e Lei Municipal nº 813/2020 - Fibromialgia), respeitando os critérios de urgência/emergência e a classificação de risco, quando couber. Serviços de Odontologia e Laboratório, conforme agendamento. |
Servidores responsáveis |
Rita, Manoel, Washington, Joseana, Elvira e Elissandra. |
Finalidade |
Ser instrumento capaz de acolher o cidadão e garantir um melhor acesso aos serviços de urgência/emergência; Humanizar o atendimento; Garantir um atendimento rápido e efetivo. |
Descrição das atividades / Formas e etapas para realização do Serviço |
I – Após passar pelo serviço da recepção, o enfermeiro acolhe o paciente e realiza a escuta qualificada do cidadão que procura os serviços de urgência/emergência; II – O enfermeiro classifica, mediante protocolo, as queixas dos usuários que demandam os serviços de urgência/emergência, visando identificar os que necessitam de atendimento médico mediato ou imediato; III – Constroi os fluxos de atendimento na urgência/emergência considerando todos os serviços da |
rede de assistência à saúde; IV – Funciona como um instrumento de ordenação e orientação da assistência, sendo um sistema de regulação da demanda dos serviços de urgência/emergência; V- A classificação de risco não é um instrumento de diagnóstico de doença, hierarquiza conforme a gravidade do paciente. Não pressupõe exclusão e sim estratificação; VI – nenhum paciente poderá ser dispensado sem ser atendido, ou seja, sem ser acolhido, classificado e encaminhado de forma responsável a uma unidade de saúde de referência. |
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Servidor Responsável |
Isabel Torres dos Santos – Enfermeira |
2.5. URGENCIA E EMERGENCIA
Finalidade A finalidade do Serviço é acolher o paciente e sua família durante a chegada ao setor emergencial, realizando os procedimentos necessários ao nível de risco que o indivíduo se encontra. Nesse estágio, o profissional avalia o paciente de forma primária, identifica o seu quadro de saúde, prestando o atendimento adequado de forma imediata.
Descrição das atividades / Formas e etapas para realização do Serviço
- - Paciente ao passar pela classificação de risco é atendido pelo médico e direcionado para a sala de medicação, onde a equipe técnica com a supervisão do enfermeiro será medicado conforme prescrição médica;
- - Em caso de paciente em estado Atendimento imediato, equipe técnica, enfermeiro e médico acolhe o paciente e realiza o suporte básico de vida, em caso de paradas cardiorrespiratórias, por exemplo. O SBV consiste em uma sequência de manobras não invasivas em pacientes com risco de morte. Já o SAV requer procedimentos invasivos e de suporte circulatório e ventilatório;
- – O serviço de urgência e emergência presta atendimento ao trauma, assistência ao IAM, AVE, assistência a emergência Obstétrica, entre outras emergências.
- - Pacientes atendidos na emergência que não necessitam de internação, após estabilizados, deverão ser encaminhados às UBS para continuidade da assistência, se necessário.
Servidores responsáveis: Equipe escalada pelos Serviços Médico e de Enfermagem
(Medico, Enfermeiro e Técnicos de Enfermagem).
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necessidades de estadia, locomoção, repouso e conforto; IV – Fundamentar-se numa filosofia condizente com a missão e com os objetivos do Hospital; V – Promover um padrão de atendimento, estimulando a equipe ao desenvolvimento técnico cientifica, oferecendo a oportunidade de crescimento dentro das especialidades; VI – Colaborar com os Programas de Ensino de Educação Continuada do Hospital Regional dos Palmares; VII – Servir de campo de estágio, contribuindo com Escolas de Enfermagem e Instituição Educacionais Conveniadas na formação dos profissionais para Equipe de Saúde; VIII – Cumprir e fazer cumprir as normas Administrativas e Técnicas do Hospital Regional dos Palmares; IX – Trabalhar de acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN); do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e do Conselho Regional de Enfermagem (COREN); X – Realizar e colaborar com os treinamentos e capacitações para os funcionários do Hospital Regional dos Palmares, em particular aqueles do Serviço da Enfermagem; XI – Desenvolver indicadores de qualidade e dados estatísticos nas unidades do Hospital Regional dos Palmares; XII- Desenvolver programas humanizados de atendimento, tanto para o paciente quanto para o profissional de enfermagem. |
Descrição das |
O Serviço de Enfermagem constitui-se das seguintes unidades |
atividades/formas e etapas |
de trabalho: |
para realização do Serviço |
I - Gerência de Enfermagem. |
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II – Supervisão das Unidades de Internações, |
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compreendendo: Setor da Clínica Médica, Pediátrica; |
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Obstétrica, unidade de ambulatório; CME, emergência |
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respiratória. |
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Da realização do Serviço: |
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I – A assistência obstétrica e realizada em período expulsivo, |
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na sala de pré-parto, parto e alojamento Conjunto; |
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II – A equipe de Enfermagem acolhe o paciente que for |
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internado na unidade, admitindo-os e prestando toda |
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assistência devida, conforme prescrição médica e de |
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enfermagem; |
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III – Os procedimentos executados respeitam os princípios de |
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humanização e qualidade; |
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IV – Prioriza-se um ambiente tranquilo e humanizado para o |
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bem-estar do paciente; |
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V – A equipe executa a prescrição medica, com critérios éticos |
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e científicos; |
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VI – A equipe colabora com Controle e Infecção Hospitalar, |
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colabora com o Serviço de Educação Continuada e coopera |
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com os demais Serviços do Hospital; |
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VIII – A equipe preserva e Controla equipamentos, |
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instrumentos, instalações, estoque de materiais, drogas e |
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medicamentos colocados à disposição e deve apresentar |
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relatório das atividades realizadas e do movimento estatístico; |
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IX – O Serviço de enfermagem funciona 24 (vinte e quatro |
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horas) diárias, através de plantões/escalas e revezamento e |
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de acordo com a legislação trabalhista vigente no país. |
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X - Os Funcionários trabalharão de acordo com a escala elaborada mensalmente pelo supervisor da unidade e gerência de enfermagem, seguindo a escala diária de trabalho especifico. |
Servidores Responsáveis |
Coordenação da Enfermagem: Dayane Avelino dos Santos Enfermeiros do Quadro Técnico – 06 Enfermeiros (02 efetivos e 04 Contratados), Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. |
2.7. CENTRAL DE MATERIAL DE ESTERELIZAÇÃO - CME
Finalidade |
Fornecer materiais médico-hospitalares adequadamente processados, de modo a evitar o surgimento de infecções hospitalares, proporcionando assim condições para o atendimento direto e assistência à saúde dos indivíduos enfermos e sadios. |
Descrição das Atividades |
O CME e responsável pela limpeza e processamento de artigos e instrumentais médico-hospitalares. Nele, se realiza o controle, o preparo, a esterilização e a distribuição dos materiais hospitalares, conforme fluxogramas e Procedimentos Operacionais Padronizados; I - Os materiais de uso hospitalar são preparados, esterilizados, distribuídos e controlados quantitativa e qualitativamente na CME. III – Sua localização, fica próximo aos centros fornecedores como lavanderia, e possui facilidade de transporte e comunicação com os centros recebedores como emergência e demais setores; IV – Composta pelas áreas: contaminada, de preparo, de esterilização, de armazenamento e de dispensação; VII – E de responsabilidade da equipe do CME (da área contaminada), a coleta dos materiais contaminados nos setores hospitalares, para todas as etapas inerentes a esterelização (do preparo até a distribuição). |
Finalidade |
Assegurar que todos os pacientes tenham assistência médica adequada no Serviço de Urgência e Emergência. |
Descrição das atividades / Formas e etapas para realização do Serviço |
Resolução CFM n° 2.147/2016. |
Servidores responsáveis: |
Vinculados a Empresa Intituto de Desenvolvimento Humano – IDH e Servidores do Estado |
Finalidade |
Serviço que objetiva utilizar radiações para realizar diagnósticos e até mesmo o tratamento de algumas doenças. |
Descrição das atividades / Formas e etapas para realização do Serviço |
Exames que estão sendo realizados no Serviço de Urgência e ao público em geral: Suspenso. Aguardando readequação da rede elétrica exclusiva para o Serviço de Radiologia. |
Servidores responsáveis: |
Jose Antônio da Silva (Técnico em Radiologia) |
- SERVIÇO DE NUTRIÇAO E DIETETICA (S.N.D.)
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Finalidade |
Oferecer a pacientes, acompanhantes e funcionários, uma alimentação adequada e equilibrada, com especial atenção na higiene e segurança alimentar, baseada em normas vigentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, visando a manutenção e recuperação da saúde, bem como auxiliar no desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis. |
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Descrição das atividades / Formas e etapas para realização do Serviço |
O S.N.D., constitui-se das seguintes áreas de trabalho, que se complementam: I – Área de Nutrição em Alimentação Coletiva – Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN). II – Área de Nutrição Clínica – Assistência Nutricional e Dietoterápica Hospitalar. A UAN é responsável por todas as etapas do planejamento, preparo, porcionamento e distribuição das refeições normais, englobando os atendimento relacionados às diversas clientelas: Pacientes (Café da Manhã, Colação, Almoço, Lanche, Jantar, Ceia e Complementares), acompanhantes autorizados (Café da Manhã, Almoço e Jantar), servidores que trabalham em regime de plantão 12 e 24 h, além das autorizações da Direção Administrativa. A Área Clinica (SND) é responsável por todas as etapas do planejamento, preparo, porcionamento e distribuição das refeições modificadas, dietas enterais e fórmulas pediátricas, bem como a Assistência Nutricional aos pacientes, tendo como atividades: Promover a assistência nutricional aos pacientes, compreendendo desde a avaliação, diagnóstico, intervenção e orientação nutricional, produção das dietas (conforme prescrição), dispensação e distribuição nas unidades de internação. Assim como orientações dietéticas para continuidade do tratamento, quando em alta hospitalar. A UAN funciona 24 (vinte e quatro horas) diárias, através de plantões/escalas e revezamento e de acordo com a legislação trabalhista vigente. No entanto o Serviço de Nutrição apresenta déficit de profissionais Nutricionistas conforme normativa (Resolução CFN 600/2020). As atividades inerentes ao exercício profissional e parâmetros numéricos, estão dispostas na Resolução CFN n° 600/2020. |
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Servidores responsáveis: |
Layane de Freitas Barros – Responsável Técnica (Área de Produção) Tânia Regina B. Pereira – Responsável Técnica (Área Clinica) |
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- SERVIÇO SOCIAL
Finalidade |
Trata-se de um serviço vinculado a área assistencial, cujo funcionamento é de segunda a sexta-feira, no período diurno, que objetiva enfrentar as expressões de ordem social, através da identificação dos determinantes sociais, econômicos e |
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culturais das desigualdades sociais, mediante estratégias que busquem reforçar ou criar experiências nos serviços que efetivem o direito social à saúde. Na unidade, o Serviço Social presta atendimento aos usuários e seus familiares, internados e em regime ambulatorial, bem como demanda espontânea ou referenciada. |
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Descrição das atividades / Formas e etapas para realização do Serviço |
Internação - De um modo geral, os pacientes serão encaminhados a este Setor a partir do atendimento de emergência. Neste, o paciente receberá as devidas orientações, termos de compromissos que devem ser assinados, a formalização para o acompanhamento nos termos da lei e as orientações explicando normativas para sua estadia, do seu acompanhante e do seu visitante. Acompanhante - No momento da internação, o paciente será orientado quanto à autorização e às rotinas para os acompanhantes. Os pacientes menores de 18 anos ou com idade igual e superior a 60 anos e/ou portadores de deficiência possuem direito garantido por lei de ser acompanhado por familiar ou responsável até sua alta. É importante saber que esse direito poderá ser revogado a critério do médico responsável, devidamente justificado, sempre que ele entender ser o melhor para o processo do cuidado assistencial. Informações sobre os pacientes internos - Não serão prestadas informações por telefone. Para estas, o familiar ou responsável deverá se dirigir à unidade em horário preestabelecido para obter informações diretas com o médico assistente. Visitas - O visitante deverá se apresentar ao Serviço portando documento com foto. Sendo disponibilizado Crachá de visitante. Não é permitido entrar na Unidade Hospitalar com alimentos, bebidas ou cigarros. É permitido trazer somente material de higiene pessoal, se necessário. As visitas estão SUSPENSAS devido a Pandemia. Alta hospitalar - É programada na véspera, quando serão realizados procedimentos com relação à continuidade da assistência e aviso dos familiares. |
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Servidores responsáveis: |
Maria Margareth Belfort Lustosa – Assistente Social |
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- LABORATORIO DE ANALISES CLINICAS
Finalidade Setor responsável por realizar a coleta de exames laboratoriais para diagnóstico de patologias de elevada importância epidemiológica.
Descrição das atividades / Formas e etapas para realização do Serviço
Atendimento de Urgência e Emergência e/ou agendamento ao público em geral (ordem de chegada), conforme horários de atendimento do laboratório, sendo necessário apresentar a solicitação realizada por profissional da rede municipal de Saúde.
Exames realizados: Hemograma, VHS, PCR, Sumário de Urina, Parasitológico de Fezes, VDRL (Titulação), B-HCG, Glicemia de Jejum, Colesterol Total, Triglicérides, Uréia, Creatinina, Ácido Úrico, TGO/TGP, Classificação Sanguínea, Troponina - TR, HIV, Sífilis, Hepatite B e C – TR, Bilirrubinas Total e Frações.
Servidores responsáveis: |
Ana Carolina Duarte (Biomédica - RT), Maria de Fátima Guedes (Biomédica - QT), Sandra Pontual e Rúbia (Técnicas de Laboratório) |
- CENTRAL DE ABASTECIMENTO FARMACEUTICO - CAF
Finalidade |
Responsável pela aquisição, armazenamento, distribuição e controle dos medicamentos, suplementos e materiais hospitalares. |
Descrição das atividades / Formas e etapas para realização do Serviço |
Solicitação de compras dos medicamentos, Suplementos e materiais hospitalares, recebendo, cadastrando e organizando o estoque para posterior dispensação junto ao Serviços de Urgência/Emergência, Alas Geral e Respiratória, além de outros serviços: Nutrição e Dietética e Laboratório de Análises. |
Servidores responsáveis: |
Letícia Moraes Campos |
Finalidade |
Preparar o ambiente para suas atividades, mantendo a ordem e conservando equipamentos e instalações, evitando principalmente a disseminação de microrganismos responsáveis pelas infecções relacionadas à assistência à saúde. |
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Descrição das atividades / Formas e etapas para realização do Serviço |
I – Tudo ocorre no processo de limpeza diária de todas as áreas do hospital, objetivando a manutenção do asseio, a reposição dos materiais do consumo diário (papel toalha, sabonete líquido, papel higiênico e sanitizantes) das diversas áreas hospitalares. O processo é realizado diariamente, promovendo o asseio e a diminuição da flora microbiológica do local; II – A equipe realiza periodicamente e/ou conforme protocolo, a desinfecção de todas as áreas do hospital, objetivando diminuir o risco de contaminação do ambiente, com a redução da população microbiana através da remoção da sujidade: Teto, parede, janela, vidros, grades de ar condicionado, luminárias, equipamentos mobiliários – cama, suporte de soro, mesinha, colchões, macas, escadas e piso; III – A desinfeção é realizada após alta do cliente, ou conforme cronograma mensal pré-estabelecido, permitindo a diminuição da colonização ocorrida com a presença do cliente; IV – Para a manutenção da boa aparência do ambiente hospitalar por parte da equipe, o responsável pela Inspeção Sanitária realiza entre outras atribuições, a aquisição de produtos adequados, padronizados, segundo critérios de qualidade e com registro do Ministério da Saúde e, orientação quanto as normas para uso dos produtos, de modo a promover o menor desgaste do material. V – A inspeção também se estende a lavanderia e destinação do Lixo Hospitalar, a qual é de responsabilidade da Empresa BRASCON Soluções em Resíduos. |
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Servidores responsáveis: |
Anastácio Soares Marcelino (Inspetor). |
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- CENTRO DE SAÚDE ANÍBAL LUSTOSA SOBRINHO
- Ambulatório de Especialidades e UBS Aníbal Lustosa Sobrinho
Finalidade O Centro de Saúde Aníbal Lustosa Sobrinho é um Serviço de Saúde que assiste a toda população belemita, no que concerne a especialidades (Cardiologia, Ortopedia, Psiquiatria, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e exames de USG, Eletrocardiograma). Neste, há implantada uma USF que abrange localidades descobertas e funciona todos os serviços inerentes à UBS.
Descrição das atividades I – Consultas médicas e de outras especialidades (Clínico
geral, Ortopedia, Cardiologia, Psiquiatria, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia);
- – Consultas de enfermagem (pré-natal, puericultura, citologia oncótica, planejamento familiar, visitas domiciliares, teste para Covid-19)
- – Coordenação do PNI / Sala de vacina; IV – Teste do pezinho;
- – Planejamento familiar;
- – Eletrocardiograma (Eletivo); VII – Exames de Ultrassonografia; VIII – Triagem;
IX – Curativos/procedimentos X – Farmácia (anexo)
- - Visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS);
- - Atendimento médico nas áreas de Zona Rural de abrangência da USF.
Pré-requisito para acesso ao Serviço
Residir em Belém do São Francisco-PE Apresentar documentos pessoais exigidos
Documentos Necessários Cartão Nacional do SUS (CNS);
Comprovante de residência.
É necessário agendamento prévio?
Em geral, os atendimentos necessitam do agendamento prévio. Ainda assim, são disponibilizadas vagas para “urgencia”, de acordo com a necessidade do paciente.
Prazo para atendimento Não existe um prazo específico, depende da demanda do
número de encaminhamentos e disponibilidade de vagas.
Etapas do Serviço I – Usuário Procura a Unidade;
II – Registro do Atendimento na Recepção; III – Realização da Triagem;
- – Agendamento para consultas Médica, de Enfermagem e demais especialidades, conforme triagem e devidos encaminhamentos médicos (especialidades).
- - Atendimento do Técnico de Enfermagem para realização de procedimentos indicados: Avaliaçao do Estado nutricional e na sala de curativos/medicação;
- – Entrega de medicação na Farmácia;
- – Encerramento do atendimento com agendamento prévio para retorno ou Alta do Episódio;
- – Encaminhamento para outros serviços da rede, quando necessário.
Endereço Rua Padre Noberto, 843. Bairro: Centro. Belém do São Francisco – PE. CEP: 56.440-000
Programação de atendimento Em anexo
Horário de Atendimento 08:00 às 13 h e das 14:00 as 17:00 h
Direção |
Leilane Alencar |
- CENTRO COVID
Finalidade |
Prestar atendimento dos casos de SG leve, causada ou não pelo coronavírus. A proposta é que o serviço componha o fluxo de cuidado na Rede de Atenção à Saúde (RAS), atendendo os casos leves e encaminhando os casos graves para a rede de urgência e emergência hospitalar. |
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Descrição das atividades |
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Documentos Necessários |
Cartão SUS |
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Previsão de prazo para realização do serviço |
Imediato |
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Horário de Atendimento |
08:00 às 13 h e das 14:00 as 17:00 h |
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- DOS DIREITOS E DEVERES DOS USUARIOS DO SUS EM TRATAMENTO NA UNIDADE DE SAUDE
Dos Direitos e deveres dos Usuários do SUS em tratamento na Unidade de Saúde: |
DOS DIREITOS: Receber atendimento gratuito, respeitoso e atencioso. Ser identificado pelo nome e sobrenome. Conhecer o nome do médico responsável pelo seu cuidado, bem como dos demais profissionais da equipe envolvidos no seu tratamento. Ter prontuário individual, contendo a descrição de seu estado de saúde e do tratamento a que está sendo submetido, de forma clara e legível. Ter resguardada a confidencialidade de toda e qualquer informação pessoal e clínica, por meio da manutenção do sigilo profissional, desde que não acarrete risco a terceiros ou à saúde pública. Receber informações completas, simples e compreensíveis a respeito do tratamento e ações diagnósticas e terapêuticas, inclusive sobre riscos e alternativas de tratamento. Consentir ou recusar procedimentos ou condutas terapêuticas de forma livre, voluntária, esclarecida, com adequada informação e utilizando o Termo de Consentimento Informado. Revogar o consentimento anterior, a qualquer momento, de forma livre, consciente e esclarecida, devendo ser registrado em prontuário e assinado. Ter acompanhante durante o período de internação, nos casos previstos em lei. Receber visita, conforme horário estabelecido pela instituição hospitalar. Exceto se houver alguma determinação legal que impossibilite. Receber ou recusar apoio psicológico, social e religioso, compatível com o ambiente hospitalar, desde que não interfira nos procedimentos de diagnóstico, tratamento ou relação com os demais enfermos. Ter garantida sua segurança e integridade física. |
Receber, gratuitamente, medicamentos e equipamentos que mantenham a vida e a saúde. Receber as receitas médicas com letra legível e assinadas, com a identificação clara do nome do médico e seu registro profissional. Receber laudo médico, declaração e atestado do profissional que prestou o atendimento. Ser transferido, quando necessário, conforme a avaliação da equipe médica. Revogar a qualquer tempo ou recusar livremente, após devidamente esclarecidos os riscos inerentes, os procedimentos médicos, sejam eles os diagnósticos, terapêuticos ou mesmo as avaliações clínicas, desde que não haja risco de vida. DOS DEVERES: Fornecer, quando solicitado pelos profissionais de saúde, informação completa sobre a sua queixa atual, doenças anteriores, internações, medicamentos e assuntos relacionados com saúde que possam influenciar no tratamento. Informar ao profissional de saúde responsável qualquer mudança inesperada na sua condição clínica. Respeitar as normas e os regulamentos da instituição. |
Respeitar o direito dos demais pacientes e dos profissionais e prestadores de serviços do hospital, que deverão ser tratados com cortesia, utilizando-se dos canais de comunicação disponíveis para exercer o seu direito de apresentar reclamações. Apresentar seus documentos sempre que solicitados e levar para as consultas documentação que auxilie no seu diagnóstico, como exames, receitas, laudos. Anotar todas as reações e dúvidas que surjam durante o tratamento e perguntar ao profissional responsável. Responsabilizar-se por suas escolhas e ações, nos casos em que se recuse a receber tratamento ou não siga corretamente as instruções fornecidas pelos profissionais. Deixar seus pertences pessoais com pessoas de sua confiança (parentes, responsável legal etc.), sendo vedada, a qualquer profissional do hospital, a guarda de tais bens (joias, carteiras, documentos, valores, equipamentos eletrônicos etc.). |