A organizadora da festa, a Prefeitura Municipal, surpreendeu os foliões com toda a logística montada para promover uma festa em paz e repleta de apresentações.
A segurança e a saúde dos belemitas e dos turistas foi prioridade para a administração municipal, que solicitou o reforço da Polícia Militar, o apoio do Corpo de Bombeiros e colocou em funcionamento a tenda da saúde, estrutura montada com profissionais da área para quem precisasse de cuidados.
As apresentações foram distribuídas em quatro polos independentes montados na Avenida Jerônimo Pires, na Orla, em Riacho Pequeno e no Ibó. Durante os cinco dias de festa grandes artistas se apresentaram.
A brincadeira começou na sexta-feira com a “chegada dos primeiros bonecos gigantes do Brasil, Zé Pereira e Vitalina, vindos da Europa”. Daí por diante a festa seguiu com diversas atrações culturais como a Troça do Mestre Lau e a Filarmônica Dionon Pires.
Para quem queria conhecer um pouco mais da história centenária do Carnaval de Belém do São Francisco, a Secretaria de Turismo preparou uma programação com horário especial para as visitas ao Memorial Zé Pereira e Vitalina, inaugurado na atual gestão municipal.
Segundo o prefeito Gustavo Caribé, o Carnaval 2023 valorizou a cultura e também movimentou a economia do município. “Certamente batemos o recorde de público neste carnaval, o que foi muito bom para a economia da cidade. Hotéis, restaurantes, mercadinhos, lojas, autônomos, ambulantes, o comércio de forma geral vendeu muito bem, tanto produtos quanto serviços. Estive presente Durante os cinco dias de festas conversei com muita gente:foliões de todas as regiões, donos de barracas, na praça da alimentação, todos empolgados com as vendas. Então, o carnaval de Belém do São Francisco deixou todo mundo feliz. Aproveito para agradecer a todos que escolheram nossa cidade como destino, e à nossa gente por fazer essa festa bonita”.

