Prefeitura de Belém do São Francisco investe na qualidade da merenda escolar

Categoria: Educação e Desportos Publicado: Quinta, 01 Junho 2017 Escrito por ASSCOM

0154c647 1f02 4c40 ac95 62486005f9bd

A Prefeitura de Belém do São Francisco, através da Secretaria de Educação, tem investido fortemente na qualidade da merenda  que é servida nas escolas municipais. A Prefeitura de Belém do São Francisco, através da Secretaria de Educação, tem investido fortemente na qualidade da merenda  que é servida nas escolas municipais.
Os investidos chegam a 90% a mais do que sempre foi gasto em merenda nos anos anteriores. A nutricionista, Gisele Barbosa, explica que o município recebe do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação- um valor por mês para a merenda, porém o repasse é insuficiente, e para garantir uma nutrição necessária ao desenvolvimento físico e mental do aluno, a Prefeitura precisa complementar com recursos próprios.
“Todos os meses o FNDE repassa para cada criança de creches: R$ 1,07, aluno da pré-escola R$ 0,53, ensino fundamental R$ 0,36, educação de jovens e adultos R$ 0,32 e alunos que frequentam o Atendimento Educacional Especializado no contraturno R$ 0,53. Em nenhum desses casos o valor é suficiente para garantir a merenda de qualidade, por isso a Prefeitura tem investido, dando assistência financeira,  disse a nutricionista Gisele Barbosa.
 Atualmente,  o cardápio dispõe de uma variedade e diversidade de alimentos como frutas, carnes, legumes, massas, sucos da fruta, purê de batata doce, sopa de feijão e legumes, papas,  e diversos outros alimentos que garantem uma refeição  saudável.
Outro aspecto importante é a boa administração e manuseio dos alimentos. Periodicamente as escolas recebem a visita da nutricionista que presta orientação às Gestoras e aos  responsáveis pela merenda, para que fiquem  mais providos de informações para que possam   laborar  melhor  os itens alimentícios.
Ainda envolvendo a compra da merenda escolar, é desejo da Prefeitura uma maior aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar. Para tanto, existe um incentivo para que agricultores locais  participem da chamada pública para fornecimento de produtos para composição da merenda escolar.
 No mínimo 30% do valor enviado pelo FNDE serão destinados ao Programa Nacional de Alimentação Escola (PNAE), no qual os alimentos serão adquiridos através da agricultura familiar.

27a0ec8e 2bea 4ed1 8234 45498082652f41fbfc1b 0c45 407e abcc 039b0eb5249f